Nas datas de 14 e 21 de março, são comemorados os Dias Nacional e Mundial da Poesia , respectivamente. Escolhemos a Poesia Concreta e Hai-Cais para ilustrarmos este gênero literário:
Poesia Concreta
Conceito:
A Poesia Concreta surgiu com o Concretismo, fase literária voltada para a valorização e incorporação dos aspectos geométricos à arte (música, poesia, artes plásticas).
Outros atributos que podemos apontar deste tipo de poesia são:
- a eliminação do verso;
- o aproveitamento do espaço em branco da página para disposição das palavras;
- a exploração dos aspectos sonoros, visuais e semânticos dos vocábulos;
- o uso de neologismos e termos estrangeiros;
- decomposição das palavras;
- possibilidades de múltiplas leituras.
Fonte: http://singrandohorizontes.wordpress.com/2010/01/06/poesia-concreta/
Veja abaixo exemplos da Poesia Concreta:
Ronaldo Azeredo
Décio Pignatari
Augusto de Campos
Poema originário do Japão, o hai-kai consta originalmente de 17 sílabas em três versos: o primeiro de cinco, o segundo de sete e o terceiro de cinco. "Haijin" é o nome que se dá aos escritores desse tipo de poema e o principal haijin (ou haicaísta) foi Matsuô Bashô (1644-1694), que se dedicou a fazer do haikai uma prática espiritual.
Quem primeiro introduziu o hai-kai no Brasil foi Guilherme de Almeida, que definia essa .forma..como "uma.anotação.poética.e.sincera.de.um momento de elite". Transpondo-o para o português, em 1936 e, posteriormente, em 1947 em Poesia Varia, acrescentou-lhe a rima. Em época mais recente, Paulo Leminski traz novamente o hai-kai, porém adaptando-o, ou seguindo uma tendência já em voga no Brasil à estrutura do poema moderno, ou seja, sem a rima.
Como fazer hai-kai, de acordo com Paulo Leminski:
- Você tem a fórmula do conteúdo, que é o que os poetas contemporâneos
obedecem, ao invés da contagem de sílabas;
-Escolha temas simples: natureza, primavera, verão, outono, inverno;
- O primeiro verso expressa algo permanente, eterno;
- O segundo, introduz uma novidade, um fenômeno;
- O terceiro e último, é a síntese.
Fontes:
Veja exemlos de Hai-cais
Neve ou não neve
onde há amigosa vida é leve
Alice Ruiz
Consolo
A noite chorou
a bolha em que, sobre a folha,
o sol despertou.
Guilherme de Almeida
toma nota, rapaz:
haicai é a captura
de um momento fugaz
Lubell
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A importância do hábito de ler
Através dos registros escritos descobrimos e aprendemos culturas, histórias e hábitos diferentes, compreendemos a realidade, o sentido real das idéias, vivências, sonhos, etc.
Diante do fato, pode-se considerar a leitura como uma das mais importantes tarefas que a escola tem que ensinar, mas é importante ressaltar que para isso o professor deve ter consciência da necessidade, além de praticar com eficiência o hábito da leitura.
Grande parte das escolas trabalha somente com textos literários e didáticos e muitas vezes selecionam esses materiais de forma burocrática, ou seja, uma relação de interesse entre editora, escola e, até mesmo, professor. Convém deixar claro que esse tipo de atitude não é de forma generalizada, pelo contrário, existem educadores que realmente desempenham seu papel de maneira responsável, desenvolvendo estratégias e diferentes formas de realizar uma leitura eficiente.
Segundo estudiosos, existem três objetivos distintos para compreender a importância do hábito de ler:
• Ler por prazer;
• Ler para estudar;
• Ler para se informar.
Através da leitura realizada com prazer, é possível desenvolver a imaginação, embrenhando no mundo da imaginação, desenvolvendo a escuta lenta, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas, etc.
A leitura voltada para o estudo é a mais cobrada pelos professores desde o início do ensino fundamental, apesar de muitos não estarem preparados para desenvolver em seus alunos tal hábito.
A leitura dinâmica e descontraída é uma das melhores formas de adquirir informações. O ideal é que se aprenda a ler textos informativos, artigos científicos, livros didáticos, paradidáticos, e etc.
Fonte: Mundo Educação